in Conversa Fiada

Ganhamos a Batalha, Não a Guerra!

Nessa matéria trouxe a tona um debate sobre codigo e comunidade, o cerne atacado na matéria, é a subdivisão extensiva e obsessiva, pela briga de egos de técnicos que querem ser os próximos Peter Punks da vida, a divisão dos projetos novos pequenos que surgem que nunca haverão de ganhar o espaço do que havia antes, e sim deixar uma brecha para que seja explorada por empresas de má-fé, e não to falando apenas da Janela.

Sinceramente, concordo discordando da afirmação, eu não acho que os vários sabores de Gnu/Linux são um problema, pois o que muda é só a a fusão de software por cima de uma distro mãe, então, que venha a distro “zé xinbinha da esquina” ou a distro “melhor cachorro quente de osasco”. Acredito que nossos maiores problemas são projetos de fornecedores de código que tentam, remover o que já existe para aquilo que na utopia da empresa é melhor; Aqui cito o Unity da Canonnical, que invés de colaborar com o fonte, quis ser dona de uma nova interface (claro que não podemos esquecer da estratégia de mercado deles que é até válida, mesma cara no celular, tablet e PC), mas não seria melhor, ter introduzido todo esse código dentro da comunidade? Criar uma versão Gnome Para mobile? Em minha ignorância, eu acredito que esse seria o melhor caminho.

Mas vamos lá, vocês acham que Distros Gnu/Linux é o problema?, Na minha visão não, o problema pra mim é o SYSTEMD, vamos agora causar fúria nos olhos do pessoal da Red-hat.

Sim estamos em um mundo capitalista, e em nosso modelo de comunidade, ninguém trabalha gratuitamente, mas sério, quem aqui acha que ter um banco de dados, salvando log em BLOB, é realmente útil?. Para mim é um exemplo de poder de uma empresa, com capital, agindo de má-fé, forçando o ideal dela (nossa igual a Canonnical, estou pasmo), empurrando goela abaixo das comunidades, afinal, não suportando outros Sistemas Operacionais, apenas Gnu/Linux, dividindo, dividindo, centralizando, controlando. Lembrem-se dos debates sobre o systemd, até colocaram assassinos pro desenvolvedor… sério, um projeto tão expansivo que parece outro sistema operacional dentro do sistema operacional…, um cado centralizador… até demais. E sim temos que ter uma alternativa atual para o SystemV, mas que não venha com óleo de cobra, e anzol, e isso aparenta ser o caso do SystemD, quando fisgarem, vai doer o beiço de muita gente.

Um grande projeto de sucesso ao meu ver, é o LibreOffice, por anos os desenvolvedores foram sufocados, as vezes até silenciados no antigo OpenOffice (BrOffice no Brasil), mas quando a Oracle comprou a Sun, a comunidade se mexeu, formando a TDF e o LibreOffice, que hoje faz 6 anos desse projeto, lindo, funcional, maravilhoso e glorioso (Fãn boy do LibreOffice Assumido!) , onde nem pode ser considerado um FORK, já que o projeto Original ficou até sem desenvolvedor, e a TDF nada abraços largos. A reposta da Oracle qual foi? Assumir que perdeu, e incentivar o LibreOffice? Não, ela simplesmente mantem o OpenOffice pela Apache Fundation

Estamos sim sufocador, vejo em novos companheiros de trabalho, que toda a filosofia do Gnu vem desparecendo, e apenas o OpenSource é levado em conta. Chegamos ao ponto, que projetos de Software Livre, ficarão tão bons, tão foda, tão maravilhoso, que as empresas abraçaram a causa, e toda empresa por sua natureza é controladora, elas nos empregaram, depois nos limitam no que podemos trabalhar, nos dizem como devemos trabalhar.

Agora, o próximo passo é travar uma batalha para sufocar o grito filosófico dos projeto,s abraçando o OpenSouce e esquecendo do SoftwareLivre, e formando profissionais com essa visão, estão atacando na formação de profissionais, para na frente darem o bote e tentarem de novo proprietarizar (essa palavra existe? ) novamente, de uma maneira suave e sem conflito, afinal, todos temos que pagar nossas contas (visão do fim do mundo de um paranoico, leve em consideração se for paranoico tambem).

O SoftwareLivre venceu a batalha, e agora as empresas que perderam, vão em técnica de gerrilha minar a estrutura do SoftwareLivre, e sua principal arma é o OpenSource.

E se você, tem duvida, que o software livre ganhou, estamos em época de Linux em Janela, de BASH na JANELA, até com AWK.

 

Link que vale a pena

https://openoffice.apache.org/get-involved.html

http://www.libreoffice.org/community/get-involved/

http://www.pcworld.com/article/2841873/meet-systemd-the-controversial-project-taking-over-a-linux-distro-near-you.html

https://wiki.debian.org/Debate/initsystem/systemd

Write a Comment

Comment