in Desabafo

Segurança da Informação – Bolhas Wireless

Venho do interior do Estado de Sp, e por lá, vem crescendo as bolhas wireless dos municípios pequenos, isso garantiu acesso a informação e pessoas antes isoladas, eu julgo que é um passo importante para inclusão social, pois só quem morou nos interiores esquecidos dos estados, sabe o quão órfãos de cultura, somos.

Pois bem, sabemos que por hora, esta tudo tranquilo nos confins do nosso estado, mas até quando? Normalmente esses projetos de bolhas wireless, são feitos em parceria com a prefeitura e uma empresa X, por força Capitalista, os municípios não tem recursos suficientes para investir, mal se dá pra comprar uma antena para compartilhar o sinal, o que faz em resumo da opera, um serviço mediano, e esse serviço mediano, forçado pela falta de Verba e / ou pela falta de conhecimento de quem cria o servidor (nesse ultimo, assumo aqui, minha culpa em um projeto desses), NÃO EXISTE SEGURANÇA.

E isso, me preocupa, imagine esse quadro, um Hacker/Cracker/Pessoa mal Intencionado, executa em um desses municípios um ataque, que seja uni Dns Poison, e faça um ataque em bancos, não so as informações de todos munícipes, mas da prefeitura também é comprometida, e nisso teremos um grande desfalque na conta de pessoas e do município. Ou menos dramático, se esses servidores, que possui bons links, levando em conta a péssima infra-estrutura do Brasil, for usado para disseminação de virus e / ou ataques de DDos?. A culpa, é de quem? quem será responsável? A empresa que teve que vender um serviço de merda, pra poder VENDER alguma coisa e pagar seus funcionários? A prefeitura que não podia / não quis disponibilizar verba suficiente para um serviço descente?

Resumindo, irá se tornar mais um jogo de empurra empurra, forçados pela falta de organização alinhados a falta de vontade de nossos políticos. Prevejo até, essas bolhas Wireless sendo Extintas, levando um retrocesso a inclusão Digital da população.

Write a Comment

Comment