Libreoffice 4.1 no Kde

Ola ola ola, to devendo coisa pra caramba para o blog hehe.

Mas vamos lá uma dica rápida de Debian7 KDE e libreoffice, da sempre problema quando queremos a ultima versão do libreoffice no nosso Debian, conseguimos instalar o dpkg mas quando levantamos o Libreoffie ele fica… todo zuado.

Para resolver isso, basta remover o ~./config/libreoffice e iniciar novamente, e com isso o libreoffice fica de aparencia mais mió de boa.

Outra dica pra KDE, é, que o libreoffice 4.1 normalmente não inicia do menu, para solucionar isso, basta remover o %U do lançador no menu do kde (botao direito no menuk, editar aplicativos) e pronto.

Vamos mantendo tudo com dica pequena até tomar vergonha na cara e escrever algo descente=P

update-alternatives

update-alternatives – mantem um link simbólico para comandos que deseja como padrão nas distribuições debians e seus filhos, imagine que você possui em seu computador vários navegadores, mas quer que por padrão seja executando o navegador X, vc cria um link no alternatives apontando para o navegador X ou altera o existente.

Todos esses links padrões são encontrados no caminho

  • /etc/alternatives/

A vantagem desse sistema do Debian, é a facilidade da escolha de um editor / navegador ; o padrão que deseja entre tantos outros softwares variados que tem a mesma finalidade.

Se der um ls em /etc/alternatives irá encontrar informações do tipo:

ps: Clique nas fotos para melhor visualização do conteudo

Cada link simbolico define o programa padrão, e se executarmos o comando update-alternatives –display x-www-browser mostra as opções par ao link como se fosse um grupo e quais as opções para ele.

já o – – query vai mostrar a informação bem mais reduzida

Ja o list vai listar apenas as opções :)

E o mais divertido é o config onde você vai pode altear o link.. e pronto o lnk vai estar apontado par ao iceweasel ao invés do epiphany

Veja aqui o query alterado:

Não vou abordar a instalação um porque não entendi direito 2 porque nunca precisei usar :), mas tá ai lembrando que o update-alternatives é par ao Debian e seus filhotes :), caso alguém saiba usar bem o install faça as graças :) que depois altero com a contribuição.

Referencia: man update-alternatives (da o comando no terrminal)

http://www.debian.org/doc/FAQ/ch-customizing.en.html