update-alternatives

update-alternatives – mantem um link simbólico para comandos que deseja como padrão nas distribuições debians e seus filhos, imagine que você possui em seu computador vários navegadores, mas quer que por padrão seja executando o navegador X, vc cria um link no alternatives apontando para o navegador X ou altera o existente.

Todos esses links padrões são encontrados no caminho

  • /etc/alternatives/

A vantagem desse sistema do Debian, é a facilidade da escolha de um editor / navegador ; o padrão que deseja entre tantos outros softwares variados que tem a mesma finalidade.

Se der um ls em /etc/alternatives irá encontrar informações do tipo:

ps: Clique nas fotos para melhor visualização do conteudo

Cada link simbolico define o programa padrão, e se executarmos o comando update-alternatives –display x-www-browser mostra as opções par ao link como se fosse um grupo e quais as opções para ele.

já o – – query vai mostrar a informação bem mais reduzida

Ja o list vai listar apenas as opções :)

E o mais divertido é o config onde você vai pode altear o link.. e pronto o lnk vai estar apontado par ao iceweasel ao invés do epiphany

Veja aqui o query alterado:

Não vou abordar a instalação um porque não entendi direito 2 porque nunca precisei usar :), mas tá ai lembrando que o update-alternatives é par ao Debian e seus filhotes :), caso alguém saiba usar bem o install faça as graças :) que depois altero com a contribuição.

Referencia: man update-alternatives (da o comando no terrminal)

http://www.debian.org/doc/FAQ/ch-customizing.en.html

 

Dica VIM para Debian

Ola a todos, para sanar o problema (demora/preguiça/procrastinação/vicionowii) vou tentar postar dicas e algumas coisas bacanas do meu dia a dia. Como a idéia do blo é um repositório de conhecimento nada mais justo. (obs: esse wordpress tem mais atualização que (@#(!#*@#).

Sou  usuário de Debian, no meu trabalho utilizo Slackware o que sempre me deixou curioso é que aprendi a usar o VIM, no slack e ao instalar ele no debian  para ser meu editor padrão percebi que  no debian não tem cores :/ que ajuda bastante a vida na hora de ditar um arquivo de configuração.

Uns minutos no google e encontrei o que tenho que fazer.

primeiro instale o pacote

aptitude install vim / apt-get install vim

após isso, basta editar o arquivo vimrc

vim /usr/share/vim/vimrc

no arquivo de configuração procure pela linha “syntax on e remova o ” , salve e saia, pronto o seu vim estará com cores.
Mas não é so isso, o bacana desse arquivo que serve para colocar parametros para o seu vim, sabe o set number? que aparece as linhas? basta colocalo no arquivo (de preferencia onde estão todos set numbers para não se perder)

set number

E ai so descobrir os parametros do vim que achar interessante e ir colocando nesse arquivo.
Minha dica é, o VIM é um editor fantástico, a gente que usa pouco (inclua-me no meio) e temos preguiça de descobrir seus parâmetros e dominar um pouco mais a ferramenta e se torna nosso calcanhar de aquiles :/.

Aqui um material bacana sobre o vim http://aurelio.net/vim/ .

Abaixo a tela do meu vim no debian
Vim no Debian