Segurança da Informação – Bolhas Wireless

Venho do interior do Estado de Sp, e por lá, vem crescendo as bolhas wireless dos municípios pequenos, isso garantiu acesso a informação e pessoas antes isoladas, eu julgo que é um passo importante para inclusão social, pois só quem morou nos interiores esquecidos dos estados, sabe o quão órfãos de cultura, somos.

Pois bem, sabemos que por hora, esta tudo tranquilo nos confins do nosso estado, mas até quando? Normalmente esses projetos de bolhas wireless, são feitos em parceria com a prefeitura e uma empresa X, por força Capitalista, os municípios não tem recursos suficientes para investir, mal se dá pra comprar uma antena para compartilhar o sinal, o que faz em resumo da opera, um serviço mediano, e esse serviço mediano, forçado pela falta de Verba e / ou pela falta de conhecimento de quem cria o servidor (nesse ultimo, assumo aqui, minha culpa em um projeto desses), NÃO EXISTE SEGURANÇA.

E isso, me preocupa, imagine esse quadro, um Hacker/Cracker/Pessoa mal Intencionado, executa em um desses municípios um ataque, que seja uni Dns Poison, e faça um ataque em bancos, não so as informações de todos munícipes, mas da prefeitura também é comprometida, e nisso teremos um grande desfalque na conta de pessoas e do município. Ou menos dramático, se esses servidores, que possui bons links, levando em conta a péssima infra-estrutura do Brasil, for usado para disseminação de virus e / ou ataques de DDos?. A culpa, é de quem? quem será responsável? A empresa que teve que vender um serviço de merda, pra poder VENDER alguma coisa e pagar seus funcionários? A prefeitura que não podia / não quis disponibilizar verba suficiente para um serviço descente?

Resumindo, irá se tornar mais um jogo de empurra empurra, forçados pela falta de organização alinhados a falta de vontade de nossos políticos. Prevejo até, essas bolhas Wireless sendo Extintas, levando um retrocesso a inclusão Digital da população.

A internet e a Ignorancia (off topic, assunto politica)

Bom, espero que esse seja o único post fora do assunto tecnologia. Meu desabafo, para quem ainda reside nessa cidade.

Aposto na internet como unico meio de fonte descente de informação, isso mesmo que leu.. Não confio em jornais, NENHUM, não acredito em instituições e procuro viver do melhor maneira, seguindo os princípios da Desobediência Cívil + A filosofia livre. Contudo, vim me espantar.

Morei em uma pequena cidade, retrograda, preconceituosa e religiosa, a cidade, se apertar, chega a 1,600 habitantes (se apertar bem). Hoje moro em Barueri, e vejo mais gente em um dia, que os habitantes dessa cidade vão ver em 1 ano. Me espantei por essa cidade estar em um site de noticias, e o motivo, cidade pacata? Boa vizinhança… claro que não.. politica, a cidade tem 2100 eleitores com 1600 habitantes..
Ja é de muita data, que todos que pousam nessa cidade por um pequeno período politico, sabe que não há politica, e sim politicagem, de TODOS os lados.
Ridiculamente, recebi um pedido de amizade em uma rede Social (tá ninguém sabe que é o facebook), eu tento não saber nada dessa cidade, meus 13 anos gastos nesse município, conta-se nos dedos momentos bons (leram lá em cima, retrograda, preconceituosa e religiosa? :), mas a curiosidade mórbida foi maior, cliquei no profile, e fui ver as ultimas mensagens.
E o que eu vejo? a mesma merda, só que na internet; e descobri um outro profile que briga com esse que tentou me adicionar, falando sobre politica,sim POLITICA, essa mesmo que não existe nesse municipio… Que desespero que se abate nesse pobre humano.
A Internet é uma fonte de conhecimento, uma porta pro mundo, pela internet você tem acesso a textos incríveis, trabalhos, pensamentos, filosofias… é tanta coisa bela, que pode até tirar essa cidade do status de podridão que se encontra, porémtudo… , tudo que fazem… é continuar a briguinha física, pela rede social.
Sinceramente façam-me o favor..
Pois, a politica do município, não é tão interessante quanto uma SONDA POUSANDO em MARTE (ficaram sabendo disso, sabiam que deu pra acompanhar via stream pela internet?)
Querem “revolucionar” comece por si mesmo leia a Desobediencia Civil: http://www.culturabrasil.pro.br/desobedienciacivil.htm

Esse foi o pequeno desabafo, de alguém que não suporta tanta podridão junta , e se você ainda é desse município, e tem uma contininha no facebook.. denuncia, AMBOS e todo qualquer profile semelhante, vai ser a unica maneira de combater esse mal, a politicagem.
Se alguém te pedir votos, peça planos, concretos, tangíveis, avalie o candidato ele É SEU FUNCIONÁRIO não o contrário. Se algum candidato, vereador politico esteja fazendo um desfavor a vocês… congele ele, não votem, o voto é a unica arma, e por favor.. são 1600 HABITANTES.. não é difícil entrar em consenso não é?
Não se desmereça por morar em uma cidade pequena, sim eu sei, é uma bosta essa cidade, mas é a unica cidade que você tem, lute pelos seus direitos pela sua pequena comunidade (mesmo ela sendo retrograda, preconceituosa e religiosa ).